Cadastro: O 1º Passo Para Se Controlar a Inadimplência

Em tempos como os de agora, a inadimplência é alta. Estatísticas do Banco Central mostra, por exemplo, que a inadimplência de cartão de crédito de pessoas físicas em setembro de 2015 chegou a 38%.

Isso nos leva a pensar em como as empresas podem controlar a inadimplência e receber em dia aquilo que lhes é devido.

Por isso nós da PayCloud, preparamos para você 2 artigos, com dicas importantíssimas para você criar um bom cadastro de clientes, e para recuperar os seus créditos que já estão vencidos e estão te dando dor de cabeça.

O primeiro é esse: “Cadastro: O 1º Passo Para Se Controlar a Inadimplência”, o segundo é: “Como controlar a inadimplência e receber em dia?” Que você pode ler clicando >> aqui <<.

Sugerimos que essas dicas sejam usadas em conformidades com os recursos que oferecemos aos nossos clientes através do gerenciador de mensalidades PayCloud.

 

Dando os primeiros passos

Toda empresa deve ter uma política de cadastro e cobrança. Um bom cadastro deve contar com as seguintes orientações, em caso de venda com cheque, parcelada, no cartão de débito/crédito ou na disponibilidade de limite:

  • Exigir a apresentação de documentos pessoais (R.G. e CPF, confirmando a assinaturas);
  • Solicitar a apresentação dos documentos. Não só pedir que digam o número do CPF e RG na hora da compra à vista com cheque ou parcelada (para que sejam verificadas e conferidas todas as informações dos documentos e do cheque);
  • Solicitar comprovante de residência (contas de água, luz, telefone etc.);
  • Requerer comprovante de renda (recibo de pagamento, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho) em caso de necessidade de disponibilidade de limite de crédito;
  • Efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo (confirmação de residência, de emprego ou de uma referência);
  • Consultar os órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, telecheque e outros);
  • Exigir assinatura do cliente no recebimento da mercadoria na nota fiscal-fatura (quando venda a prazo);
  • Atualizar sempre os dados cadastrais, mantendo a consulta aos órgãos de proteção ao crédito dos clientes antigos em dia (estipular um prazo para essas atualizações);
  • Trabalhar com cartões de crédito e de débito para diminuir o risco;
  • Manter-se atento as contas bancárias recém abertas. Se caso não quiser receber por cheque ou cartão, deverá fixar um cartaz visível com essa informação ou outra restrição dentro da sua empresa para que os clientes vejam;
  • Fixar um prazo mínimo, no qual o cliente possua conta corrente (ex. não aceitar cheques de contas que tenham menos de um ano);
  • Verificar a possibilidade de se ter um cartão próprio para fidelizar e diminuir o risco.

 

Essas devem ser as primeiras medidas a serem tomadas quando da venda a prazo (parcelada), com cartão, ou cheque.

Você deve estar se questionando a respeito da burocracia para que os clientes possam estar efetuando suas compras, não é mesmo? Mais aposto que você já passou por tudo isso quando quis comprar em alguma loja a prazo ou com cheque.

A burocracia é inerente ao processo, mais é a forma mais eficaz para se manter em dia seus recebíveis e o fluxo de seu caixa.

Não esqueça de ver também o 2º artigo dessa série: Como controlar a inadimplência e receber em dia?”.

Compartilhe nas redes SociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

1 (Um) comentário

Deixe uma resposta