A máxima diz que “a primeira impressão é a que fica”, então como você está apresentando sua empresa e seus produtos aos possíveis clientes? Você tem uma estratégia definida para cada canal de contato com o cliente?
Seus vendedores internos e externos estão preparados para realizar uma apresentação nos mais diversos meios de comunicação existentes hoje?
Pensando nisso trouxemos aqui algumas técnicas para você não deixar a oportunidade passar e perder a possibilidade de ter um cliente que realizará muitas compras e alavancará as vendas da sua empresa.
Como apresentar sua empresa ao vivo e a cores (porta a porta face a face)
Não é todo dia que você terá a possibilidade de agendar uma reunião formal com seu cliente para apresentar seu produto. E alguns produtos ou serviços, devidos as suas características, nunca terão a possibilidade de ser apresentados em uma reunião formal, contanto com recursos áudio visuais.
Por isso em se tratando de um mundo onde a falta de tempo reina, a técnica de vendas Elevator Pitch é o que de fato precisamos.
A premissa por de traz dessa técnica, é de que a ideia de um negócio, produto ou serviço, deve ser de duração tal que possa ser transmitida em uma conversa de elevador.
Se o tempo da transmissão durar mais que isso essa apresentação face-to-face deve ser descartada.
A ideia principal desse método é você ter conhecimento suficiente do seu negócio produto e mercado, que seja capaz de informa-los durante uma viagem de elevador, ela requer que você saiba completar as respostas abaixo:
Para o (a) [público-alvo]
Que tem [necessidade do público-alvo]
O(a) [nome do produto]
É um(a) [categoria de mercado]
Que [benefício principal]
Ao contrário do(a) [concorrente (s)],
O produto [diferencial do produto].
Conhecendo a fundo essas repostas, você consegue se apresentar e apresentar sua empresa e seus produtos em uma conversa de elevador.
Como apresentar sua empresa por telefone
Conheci um vendedor que se quer conseguia ligar para alguém e oferecer o produto, na venda face a face era o melhor, mais o telefone o assustava, só não era um vendedor completo exatamente por causa dessa dificuldade.
Ligar para alguém que não conhece, de uma empresa que não conhece, para falar sobre algo que o outro também não conhece, de fato é algo que nos tira da zona de conforto.
Mais essa é uma das formas mais antigas de prospectar clientes que surgiu no século passado. É um erro deixarmos de lado essa ferramenta incrível que é o telefone. Veja algumas dicas para prospectar e vender por telefone:
- Dedique um tempo a conseguir novos clientes por telefone;
- Tenha uma planilha ou uma lista que possa organizar seus contatos;
- Procure informações da empresa ou pessoa que vai ligar, antes de ligar;
- Não seja inconveniente, pergunte se pode falar e informe que você será breve, dizendo o motivo da ligação;
Na hora de convencer não fique contanto histórias longas, seja breve, lembre-se do discurso do elevador:
- [nome do produto]
- [categoria de mercado]
- [benefício principal]
- [Diferencial do produto].
Se você nunca ligou sua ligação é apenas uma prospecção, não uma venda. Vendemos para pessoas, não seja um “brinquedo do Paraguai”, que depois que aperta o botão não para mais de falar. Busque a naturalidade que a venda virá também naturalmente.