Como conduzir um brainstorming de sucesso?

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Quem nunca teve um problema pela qual não tinha a menor ideia de como resolver? Ou simplesmente gostaria de melhorar um processo ou atividade, mais teve dificuldade de priorizar exatamente aquilo que causava os piores efeitos em seu negócio.

Vivemos cercado de dilemas e problemas todos os dias em nossa vida e em nossos negócios, e muitas vezes subestimamos a capacidade de nossa equipe em nos ajudar em algumas questões.

O fato é que apesar de trabalhoso, trabalhar em equipe é recompensador, e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

 

O que é a técnica do brainstorming?

Brainstorming ou “tempestade de ideias”, em uma tradução literal, é uma técnica onde a equipe relacionada ao assunto que se pretende tratar é reunida, a fim de produzir ou melhorar ideias para um determinado problema ou evento ocorrente em uma organização.

Apesar do nome, e de parecer algo de outro mundo, é algo bem simples de se fazer, e é aplicável em todo e qualquer tipo de organização ou grupo.

A única barreira talvez, que nós empreendedores temos, em utilizar o brainstorming, seja, nosso ímpeto, e nossa tendência a acreditar sempre que somos capazes de tomar as melhores decisões e ter as melhores ideias, o que é um engano.

É um engano porque uma equipe concisa e liderada de forma profissional com energia e vontade, é capaz de criar oportunidades muito maiores do que um trabalho concentrado e individualizado.

O Brainstorming surgiu em 1939 com Alex F. Osborn, quando ele presidia uma agência de propaganda. É um instrumento de criatividade que deve ser usado na fase de planejamento, de um plano de ação, por exemplo.

 

Vantagens na realização de reuniões de do brainstorming?

Há muitas vantagens em reunir uma equipe, de preferência de menos que dez pessoas, para discutir um assunto pertinente a criação ou melhoria de um processo ou serviço em uma empresa, veja algumas delas:

  • Interação entre os membros da equipe que com o tempo se tornam acomodados com suas atividades rotineiras e muitas vezes tem sua capacidade criativa subaproveitadas;
  • Dá a possibilidade das pessoas mostrarem suas ideias que muitas vezes por falta de incentivo e motivação ficam guardadas só para elas, com medo da exposição;
  • Traz um senso de valorização da pessoa por elas verem que estão sendo ouvidas e que suas opiniões são bem vindas;
  • A empresa tem a vantagem de contar com toda sua força criativa para melhorar ou resolver determinado problema ou processo ineficaz.

 

Conduzindo um brainstorming?

Existem algumas regras básicas a serem seguidas, e que é consenso universal quando se trata da realização de uma reunião voltadas a obter e melhorar ideias, para um assunto ou processo:

  • Definir claramente o problema a ser resolvido;
  • Definir claramente o objetivo ou objetivos para a reunião;
  • Sem hostilidade no ambiente – a liderança não pode permitir a confrontação de ideias, em particular no início do processo.
  • Liderança e inspiração – Deve ter um responsável para gerir a reunião e esse deve ter o papel e o compromisso de colocar em prática o que for decidido;
  • Produzir ideias quantitativamente sem julgamento ou censura fazendo com que cada um anote e registre as propostas individualmente;
  • Expor para o grupo, cada solução, pedindo observações ou novos insights de cada participante para todas as ideias;
  • Cuidar do tumulto ou da confrontação (manter o ambiente amigável e descontraído)
  • Eleger as melhores (ou melhor).
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