Os Desafios na Gestão de Pessoas

entregue-a-organizacao-do-bloco-de-madeira-que-empilha-com-seta-e-negocio-do-icone-alvejando-o-conceito-do-negocio_34936-2606

Empresas são feitas de pessoas, isso é um fato que você há de concordar comigo. Portanto, a não ser que você seja um autônomo ou microempreendedor individual, você tem colegas com quem dividir e delegar tarefas e o mais importante, conviver com essas pessoas!

Líderes de equipes encontram um grande desafio que é o da gestão de recursos humanos. Essa atividade é uma das mais vitais para o fortalecimento e crescimento da sua empresa no cenário atual.

Para te ajudar a entender quais são os pontos a se observar nessa tarefa tão importante, preparamos esse post com dicas especiais para você e sua empresa!

O começo de tudo

A partir dos anos 80, o termo Gestão de Pessoas começou a ser mais difundido com as mudanças ocorridas no período pós-industrial e as empresas na Europa e Estados Unidos começaram a enfrentar cenários mais competitivos.

Nesse momento as organizações perceberam que para se manter em competitivas e em desenvolvimento contínuo precisariam dar bastante enfoque àqueles que traziam valor para a empresa com sua força de trabalho.

Aqui no Brasil essa mesma mudança chegou a partir dos anos 90, começando pelo setor privado e chegando até a administração pública. E foi possível observar que a atenção à gestão de pessoas traz um grande impacto tanto na produtividade quanto na lucratividade dos negócios.

Após os anos 2000, foi dada mais valorização a prêmios como o GPTW (Great Place to Work), que é um indicador as melhores empresas para se trabalhar e isso influenciou até a maneira como os candidatos escolhem as empresas nas quais irão atuar.

Ou seja, nos tempos atuais não é apenas a companhia que busca selecionar os melhores talentos, mas as pessoas também procuram muitas informações antes de decidir se irão trabalhar ou continuar trabalhando para determinadas empresas.

Mas não é só isso, os clientes também atrelam a qualidade da empresa ao comportamento dos profissionais que integram seu time. Empresas que tratam bem seus funcionários tendem a tratar bem o cliente externo na percepção dos consumidores.

Mas, o que é essa tal de Gestão de Pessoas?

Essa tarefa é um componente da Administração também conhecida como Gestão de Recursos Humanos e tem diversas funções agregadas como:

  • Contração e demissão;
  • Acompanhamento do trabalho;
  • Avaliação do desempenho;
  • Integração da equipe;
  • Treinamentos;
  • Compensação.

Cada uma dessas funções tem um nível de exigência diferente, porém todas elas exigem habilidades em comum que precisam ser desenvolvidas pelos gestores.

Flexibilidade, paciência, ótima comunicação, facilidade de relacionamento e empatia são algumas delas.

Ser receptivo e saber se relacionar também agrega muito a essa atividade, pois nenhuma equipe é uniforme. Cada um tem seu ponto de vista, histórico pessoal e profissional que precisa ser ouvido, respeitado e validado para o bom desempenho no trabalho.

Na hierarquia das necessidades humanas, também conhecida Pirâmide das Maslow, alguns pontos estão bastante ligados ao trabalho e os gestores e líderes de equipe precisam estar atentos a pelo menos três dos cinco pontos:

  • A sensação de pertencimento Que pode ser ajustada com uma boa integração com o restante da equipe;
  • A autoestima – Que pode ser desenvolvida ou prejudicada de acordo com os feedbacks formais ou indiretos que as pessoas recebem;
  • A realização pessoal – Que pode ser potencializada pelas possibilidades de crescimento de carreira encontradas na empresa.

Fique de olho aberto na seleção!

O processo de contratação de profissional deve começar bem antes de o anúncio ser divulgado.

Antes de contratar as pessoas que você precisa para a sua empresa funcionar é preciso planejamento estratégico, algumas perguntas ajudam:

  • De quantas pessoas precisamos?
  • Quais serão as funções executadas?
  • O que se espera do trabalho desses profissionais?
  • Quais características esses profissionais devem ter (técnicas e psicológicas)?
  • Quais valores eles/elas devem compartilhar? (Aqui observe se esses valores se encaixam com os da sua empresa)
  • De quanto será a remuneração e benefícios?
  • Como será o acompanhamento?

Oportunidades de crescimento pessoal e profissional

É essencial que a sua empresa, mesmo que pequena, inspire crescimento e gere nos seus funcionários esse mesmo estilo de pensamento.

Perspectiva de promoção a cargos superiores, sucessão em cargos ou aumento de salário por tempo de casa são fatores essenciais para a retenção das pessoas que trabalham com você!

Por tudo isso, é tarefa primordial dos líderes entender sobre gerenciamento dos recursos humanos da empresa e buscar ter uma equipe realmente engajada, motivada e comprometida com o seu trabalho.

As pessoas da sua empresa não devem ser percebidas como um custo, e sim, como investimento.

Compartilhe aqui os desafios você enfrenta na sua equipe!

Venha conhecer mais sobre nós. Confira nosso último conteúdo: SAAS.

Compartilhe nas redes SociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta