Empresas são feitas de pessoas, isso é um fato que você há de concordar comigo. Portanto, a não ser que você seja um autônomo ou microempreendedor individual, você tem colegas com quem dividir e delegar tarefas e o mais importante, conviver com essas pessoas!
Líderes de equipes encontram um grande desafio que é o da gestão de recursos humanos. Essa atividade é uma das mais vitais para o fortalecimento e crescimento da sua empresa no cenário atual.
Para te ajudar a entender quais são os pontos a se observar nessa tarefa tão importante, preparamos esse post com dicas especiais para você e sua empresa!
O começo de tudo
A partir dos anos 80, o termo Gestão de Pessoas começou a ser mais difundido com as mudanças ocorridas no período pós-industrial e as empresas na Europa e Estados Unidos começaram a enfrentar cenários mais competitivos.
Nesse momento as organizações perceberam que para se manter em competitivas e em desenvolvimento contínuo precisariam dar bastante enfoque àqueles que traziam valor para a empresa com sua força de trabalho.
Aqui no Brasil essa mesma mudança chegou a partir dos anos 90, começando pelo setor privado e chegando até a administração pública. E foi possível observar que a atenção à gestão de pessoas traz um grande impacto tanto na produtividade quanto na lucratividade dos negócios.
Após os anos 2000, foi dada mais valorização a prêmios como o GPTW (Great Place to Work), que é um indicador as melhores empresas para se trabalhar e isso influenciou até a maneira como os candidatos escolhem as empresas nas quais irão atuar.
Ou seja, nos tempos atuais não é apenas a companhia que busca selecionar os melhores talentos, mas as pessoas também procuram muitas informações antes de decidir se irão trabalhar ou continuar trabalhando para determinadas empresas.
Mas não é só isso, os clientes também atrelam a qualidade da empresa ao comportamento dos profissionais que integram seu time. Empresas que tratam bem seus funcionários tendem a tratar bem o cliente externo na percepção dos consumidores.
Mas, o que é essa tal de Gestão de Pessoas?
Essa tarefa é um componente da Administração também conhecida como Gestão de Recursos Humanos e tem diversas funções agregadas como:
- Contração e demissão;
- Acompanhamento do trabalho;
- Avaliação do desempenho;
- Integração da equipe;
- Treinamentos;
- Compensação.
Cada uma dessas funções tem um nível de exigência diferente, porém todas elas exigem habilidades em comum que precisam ser desenvolvidas pelos gestores.
Flexibilidade, paciência, ótima comunicação, facilidade de relacionamento e empatia são algumas delas.
Ser receptivo e saber se relacionar também agrega muito a essa atividade, pois nenhuma equipe é uniforme. Cada um tem seu ponto de vista, histórico pessoal e profissional que precisa ser ouvido, respeitado e validado para o bom desempenho no trabalho.
Na hierarquia das necessidades humanas, também conhecida Pirâmide das Maslow, alguns pontos estão bastante ligados ao trabalho e os gestores e líderes de equipe precisam estar atentos a pelo menos três dos cinco pontos:
- A sensação de pertencimento – Que pode ser ajustada com uma boa integração com o restante da equipe;
- A autoestima – Que pode ser desenvolvida ou prejudicada de acordo com os feedbacks formais ou indiretos que as pessoas recebem;
- A realização pessoal – Que pode ser potencializada pelas possibilidades de crescimento de carreira encontradas na empresa.
Fique de olho aberto na seleção!
O processo de contratação de profissional deve começar bem antes de o anúncio ser divulgado.
Antes de contratar as pessoas que você precisa para a sua empresa funcionar é preciso planejamento estratégico, algumas perguntas ajudam:
- De quantas pessoas precisamos?
- Quais serão as funções executadas?
- O que se espera do trabalho desses profissionais?
- Quais características esses profissionais devem ter (técnicas e psicológicas)?
- Quais valores eles/elas devem compartilhar? (Aqui observe se esses valores se encaixam com os da sua empresa)
- De quanto será a remuneração e benefícios?
- Como será o acompanhamento?
Oportunidades de crescimento pessoal e profissional
É essencial que a sua empresa, mesmo que pequena, inspire crescimento e gere nos seus funcionários esse mesmo estilo de pensamento.
Perspectiva de promoção a cargos superiores, sucessão em cargos ou aumento de salário por tempo de casa são fatores essenciais para a retenção das pessoas que trabalham com você!
Por tudo isso, é tarefa primordial dos líderes entender sobre gerenciamento dos recursos humanos da empresa e buscar ter uma equipe realmente engajada, motivada e comprometida com o seu trabalho.
As pessoas da sua empresa não devem ser percebidas como um custo, e sim, como investimento.
Compartilhe aqui os desafios você enfrenta na sua equipe!
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