Sem dúvida a internet revolucionou a forma convencional de consumo. Hoje temos acesso a muito mais informações, e é claro, estamos expostos a muito mais possibilidades e variedade de produtos e serviços.
Dados da consultoria E-bit em seu relatório WebShoppers referente ao 1º semestre de 2015, mostra que o faturamento do setor de e-commerce no Brasil nesse período foi de R$ 18,6 bilhões.
Sendo que hoje 103,4 milhões de brasileiros tem acesso domiciliar a internet, tendo uma média de 19h38min de exposição mensal a esse recurso.
Sem dúvida nunca houve antes no Brasil tantas pessoas conectadas e propensas a tornar-se um cliente seu.
Como o pequeno empresário pode se beneficiar da internet?
Um dos benefícios mais importantes para o pequeno empresário em relação à internet, além da venda direta, é o relacionamento.
O chamado novo marketing (inbound marketing), onde se procura agregar valor para o cliente através de conteúdos, sem dúvida traz excelentes resultados a longo prazo para a marca, para as vendas, e para os lucros.
Existem milhares de ferramentas que podem ser usadas, na maioria das vezes grátis, que podem estreitar e criar laços duradouros com esses clientes.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo está diretamente ligado ao chamado inbound marketing, que consiste em uma forma de publicidade online na qual uma empresa se promove através de e-books, blogs, vídeo, podcasts, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
A grande vantagem desse marketing é que ele é mais barato que o marketing tradicional, e através dele é mais fácil calcular os resultados e retornos trazidos por ele.
É sem dúvida o que há de mais moderno em relação a estratégias de marketing, e se você quer crescer não negligencie essa nova forma de fazer marketing.
Blogs
De forma extremamente simples e com custo baixíssimo, você poderá ter um blog para seu negócio.
A única dificuldade é o tempo para você criar conteúdo, mais isso você poderá fazer simplesmente contratando um redator freelancer, o que é extremamente barato e que com certeza cabe no bolso do pequeno empreendedor.
Você pode anexar seu blog a sua página fixa ou simplesmente ter um blog apenas, afim de que as pessoas possam obter conteúdos relevantes do seu produto ou serviço.
E-mail marketing
Anexar um formulário ao seu blog onde a sua audiência possa colocar o e-mail para receber seu newsletter, é essencial.
Juntar o blog com o e-mail marketing é uma estratégia excelente, você publica seus conteúdos no blog, e envia newsletter para a sua lista de clientes cadastrados e aqueles possíveis clientes que se cadastraram através do formulário em seu blog, direcionando-os para os artigos do blog.
É fundamental publicar conteúdos que realmente agregue valor para seu cliente, a fim de que ele possa de fato se engajar com sua empresa através de seus conteúdos.
Redes Sociais
Facebook, Google+, Linkedin, Pinterest e Twitter, são exemplos de redes sociais que oferecem ferramentas incríveis para você divulgar e se relacionar com seus clientes.
Crie sua página e passe a atualiza-las com conteúdos relevantes, que com certeza você ganhará pontos em termos valorização de marca e atração e conversão de leads em clientes.
Muitas são as oportunidades que a internet pode trazer para seu negócio. Não negligencie o poder que essas ferramentas têm de trazer ótimos resultados para seu negócio.