5 passos para criar o Planejamento Estratégico da sua empresa

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Vencer no mundo dos negócios não é algo que se conquista por sorte, é preciso aplicar a inteligência para atingir os resultados esperados.

Como em um jogo de xadrez, a empresa precisa ter uma estratégia bem clara daquilo que ela almeja conquistar, de onde ela quer chegar e como irá fazer para chegar lá.

É na fase de idealização da empresa que entra o planejamento estratégico. Se a sua empresa já está em funcionamento e ainda não tem um, siga esses passos o mais rápido possível!

Engana-se quem pensa que o planejamento estratégico são ideias vagas e serve apenas para imaginar o cenário ideal da empresa, como uma promessa de ano novo!

Não! Na verdade ao montar a estratégia da empresa é preciso seguir alguns passos e analisar cuidadosamente as regras do jogo, oponente e as variáveis de cada decisão, assim como no xadrez.

Nessa fase não se trabalha com pessimismo ou otimismo, mas em um cenário mais realista possível.

A boa notícia é que há técnicas para realizar tudo isso.

Hoje, nós da PayCloud, iremos lhe apresentar cinco passos que são indispensáveis na criação do seu plano e mais uma dica bônus que te apresentará o mapa do sucesso que funcionará como a planta de uma casa e você poderá utilizar com base de construção.

 

Passo 1. Análise SWOT – Fatores Internos

A análise SWOT é uma sigla em inglês que corresponde a uma estratégica de planejamento que analisa quatro fatores.

As primeiras duas siglas são as Strenghts and Weakness. (Forças e Fraquezas).

Você precisa analisar friamente:

  • O que a minha empresa tem de muito forte? Qual é o nosso ponto alto inquestionável?
  • Em qual área precisamos melhorar?

Ninguém melhor do que você para conhecer sua empresa por dentro para saber suas vantagens ou desvantagem em relação a sua concorrência.

 

 Passo 2. Análise SWOT- Fatores Externos

As duas outras siglas são as Opportunities and Threats– (Oportunidades e Ameaças).

  • Quais são as tendências que estão despontando no Brasil e fora?
  • Como podemos aproveitar essas oportunidades?
  • Quais são as minhas concorrentes diretas e indiretas?
  • Quais hábitos ou ideias dos meus prospects podem impedir que eles venham adquirir o meu produto?

 

 Passo 3.Missão, Visão e Valores

Esse trio se refere a princípios que regem a empresa. São a fundação do seu negócio.

MISSÃO: Sua declaração de propósito. Por que sua empresa existe?

VISÃO: Onde sua empresa quer estar. Qual é sua expectativa para o futuro?

VALORES: Princípios e crenças. Quais são os códigos de conduta aplicados na sua empresa?

Não se esqueça que quanto mais alta a árvore mais profundas e firmes são as suas raízes.

 

 Passo 4.  Tenha visão e crie metas

Depois de entender as bases da sua empresa e os desafios que ela irá enfrentar é necessário visualizar como sua empresa estará daqui uns anos e criar metas para alcançar isso.

Estabeleça quanto quer faturar e quais estratégias irá usar para isso.

Compartilhe com sua equipe! As metas esticam as possibilidades de crescimento.

 

 Passo 5. Acompanhe o progresso, revise e reajuste

Para saber se o seu plano está indo bem você precisa acompanhar regularmente e realizar revisões do processo e aprimorar o que for necessário.

 

Dica bônus: CANVAS

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O CANVAS é um modelo de negócios criado pelo suíço Alexandrer Osterwalder. É uma ferramenta de planejamento estratégico que apresenta informações em blocos onde você pode incluir as ideias da sua empresa.

  • Proposta de valor: O que a sua empresa oferecerá para seus clientes?
  • Clientes: Em quais clientes sua empresa irá se focar?
  • Relacionamento: Como a sua empresa se relaciona com o cliente?
  • Canais: Qual a forma de os clientes comprarem e receberem o seu produto e serviço?
  • Fontes de receita: De onde virá o sustento da sua empresa?

Essas são algumas ideias trazidas pelo CANVAS, sendo nove blocos ao todo. Ter a visão geral do seu negócio fará com que o seu negócio tenha bases sólidas e senso de propósito.

Tirar um tempo para pensar, escrever e discutir com seus parceiros o seu planejamento estratégico evitará muitas dores de cabeça no meio do processo.

Nós queremos que a sua empresa cresça e alcance seus objetivos. A maneira que você alocará tempo, capital humano e dinheiro determinará a velocidade do seu crescimento.

Vamos juntos! Leia outros artigos em nosso blog, eles te trarão outros insights para sua jornada! Aqui vai nossa recomendação para você: Os impactos da Tecnologia nas Pequenas Empresas

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