Vencer no mundo dos negócios não é algo que se conquista por sorte, é preciso aplicar a inteligência para atingir os resultados esperados.
Como em um jogo de xadrez, a empresa precisa ter uma estratégia bem clara daquilo que ela almeja conquistar, de onde ela quer chegar e como irá fazer para chegar lá.
É na fase de idealização da empresa que entra o planejamento estratégico. Se a sua empresa já está em funcionamento e ainda não tem um, siga esses passos o mais rápido possível!
Engana-se quem pensa que o planejamento estratégico são ideias vagas e serve apenas para imaginar o cenário ideal da empresa, como uma promessa de ano novo!
Não! Na verdade ao montar a estratégia da empresa é preciso seguir alguns passos e analisar cuidadosamente as regras do jogo, oponente e as variáveis de cada decisão, assim como no xadrez.
Nessa fase não se trabalha com pessimismo ou otimismo, mas em um cenário mais realista possível.
A boa notícia é que há técnicas para realizar tudo isso.
Hoje, nós da PayCloud, iremos lhe apresentar cinco passos que são indispensáveis na criação do seu plano e mais uma dica bônus que te apresentará o mapa do sucesso que funcionará como a planta de uma casa e você poderá utilizar com base de construção.
Passo 1. Análise SWOT – Fatores Internos
A análise SWOT é uma sigla em inglês que corresponde a uma estratégica de planejamento que analisa quatro fatores.
As primeiras duas siglas são as Strenghts and Weakness. (Forças e Fraquezas).
Você precisa analisar friamente:
- O que a minha empresa tem de muito forte? Qual é o nosso ponto alto inquestionável?
- Em qual área precisamos melhorar?
Ninguém melhor do que você para conhecer sua empresa por dentro para saber suas vantagens ou desvantagem em relação a sua concorrência.
Passo 2. Análise SWOT- Fatores Externos
As duas outras siglas são as Opportunities and Threats– (Oportunidades e Ameaças).
- Quais são as tendências que estão despontando no Brasil e fora?
- Como podemos aproveitar essas oportunidades?
- Quais são as minhas concorrentes diretas e indiretas?
- Quais hábitos ou ideias dos meus prospects podem impedir que eles venham adquirir o meu produto?
Passo 3.Missão, Visão e Valores
Esse trio se refere a princípios que regem a empresa. São a fundação do seu negócio.
MISSÃO: Sua declaração de propósito. Por que sua empresa existe?
VISÃO: Onde sua empresa quer estar. Qual é sua expectativa para o futuro?
VALORES: Princípios e crenças. Quais são os códigos de conduta aplicados na sua empresa?
Não se esqueça que quanto mais alta a árvore mais profundas e firmes são as suas raízes.
Passo 4. Tenha visão e crie metas
Depois de entender as bases da sua empresa e os desafios que ela irá enfrentar é necessário visualizar como sua empresa estará daqui uns anos e criar metas para alcançar isso.
Estabeleça quanto quer faturar e quais estratégias irá usar para isso.
Compartilhe com sua equipe! As metas esticam as possibilidades de crescimento.
Passo 5. Acompanhe o progresso, revise e reajuste
Para saber se o seu plano está indo bem você precisa acompanhar regularmente e realizar revisões do processo e aprimorar o que for necessário.
Dica bônus: CANVAS
O CANVAS é um modelo de negócios criado pelo suíço Alexandrer Osterwalder. É uma ferramenta de planejamento estratégico que apresenta informações em blocos onde você pode incluir as ideias da sua empresa.
- Proposta de valor: O que a sua empresa oferecerá para seus clientes?
- Clientes: Em quais clientes sua empresa irá se focar?
- Relacionamento: Como a sua empresa se relaciona com o cliente?
- Canais: Qual a forma de os clientes comprarem e receberem o seu produto e serviço?
- Fontes de receita: De onde virá o sustento da sua empresa?
Essas são algumas ideias trazidas pelo CANVAS, sendo nove blocos ao todo. Ter a visão geral do seu negócio fará com que o seu negócio tenha bases sólidas e senso de propósito.
Tirar um tempo para pensar, escrever e discutir com seus parceiros o seu planejamento estratégico evitará muitas dores de cabeça no meio do processo.
Nós queremos que a sua empresa cresça e alcance seus objetivos. A maneira que você alocará tempo, capital humano e dinheiro determinará a velocidade do seu crescimento.
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