O que é SAAS e Por Que Saber Disso Pode Mudar os Rumos da Sua Atividade Comercial

Workers at an IT company working on a computer

Você sabe o que é SAAS?

Existem alguns sistemas que quando aplicados à sua empresa mudam os rumos dos negócios por facilitarem a gestão e administração de processos do dia-a-dia.  Hoje vamos conhecer um deles, o Sistema SAAS.

Esse termo não é novo, já a primeira empresa a trabalhar com ele data de 1991, mas somente nos últimos cinco anos ele vem ganhando força e sendo mais conhecido.

O que é o Sistema SAAS?

O sistema SAAS vem do inglês Software as a Service (ou Software como Serviço), é uma aplicação utilizada para disponibilizar softwares pela internet.

São softwares hospedados, ou seja, baseados na web, sob demanda que estão disponíveis na nuvem e podem ser acessado de qualquer lugar, o que torna fácil a gestão e atualização por aqueles que os alimentam com informações.

E a maneira de utilizá-los é bem fácil já que basta uma conexão com a internet e um navegador. Nesse sistema o foco está no acesso e não na licença.

As empresas provedoras realizam a gestão do acesso e mantêm a segurança dos dados e a conectividade entre os servidores. Os SAAS são executados nos mesmos servidores das empresas que provém o serviço.

Empresas SAAS

As empresas que comercializam os softwares como serviço são chamadas e Empresas SAAS.

Temos como exemplos conhecidos, o Google Drive, Dropbox, LinkedIn, Netflix, todas elas são plataformas que funcionam como SAAS.

Gastos evitados ao optar por um sistema SAAS:

Utilizar um sistema SAAS faz com que a empresa evite ter gastos adicionais, como:

  • Comprar vários software;
  • Pagar licenças;
  • Ter um computador servidor e outros receptores;
  • Arcar com a manutenção;
  • Investir em atualizações.

Benefícios de utilizar um sistema SAAS

A economia é de longe uma das primeiras vantagens de utilizar esses sistemas, é uma opção viável de software.

As empresas SAAS, como por exemplo a Netflix, não exigem do usuário atualizações em sua máquina e os clientes podem optar pelo plano que melhor se encaixa no seu orçamento, ganhando descontos significativos para planos de longa duração.

Para as empresas funciona da mesma forma, pode-se escolhera opção que mais se adéqua à realidade atual do negócio.

Você também pode customizar o software para as necessidades da sua organização.

As finanças da sua empresa ficarão mais saudáveis.

O aumento de satisfação do cliente é outra característica em comum das empresas SAAS, visto que a forma de administrar pagamentos, ausências, contratos é muito mais dinâmica e pontual. Evitando assim a evasão de clientes das empresas e maior fidelização pelos programas e formas de pagamentos, etc.

Desafios do sistema SAAS

A segurança dos dados é um fator que influencia na decisão de compra pelo sistema.

Não porque ele não seja efetivamente seguro, mas porque as pessoas ainda estão se familiarizando com o conceito de cloud computing, ou computação na nuvem.

Mudança de Rumo

Utilizar um sistema SAAS na sua empresa é o melhor investimento que você fará, eles têm o melhor custo-benefício especialmente para empresas médias e pequenas que precisam aplicar a usabilidade.

Ao utilizar um sistema SAAS o empresário passa a delegar funções essenciais para empresas confiáveis que terão o know-how e a capacidade de administrar clientes, sem os quais a empresa não sobrevive.

O dono do sistema SAAS toma conta de tudo e nesse processo a empresa tem mais oportunidades expandir, já que sobrará mais tempo para atividades estratégicas.

Se a sua empresa ainda está apegada a sistemas obsoletos de software que exigem atualizações constantes e licenças caras, é hora de repensar para evoluir, aumentar o número de soluções e produtividade da sua equipe.

Que saber mais sobre esse sistema? Nós aqui da PayCloud, que entendemos bem do assunto, até porque também somos uma SAAS, podemos te ajudar nessa jornada.

Mande sua dúvida nos comentários que nós teremos prazer em responder!

Para mais conteúdos continue aqui no nosso blog, e aqui vai uma recomendação nossa para você: Planejamento Estratégico.

Compartilhe nas redes SociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta