Os Impactos Da Tecnologia Nas Pequenas Empresas

 

Corporate team workers at an it company

 

Olhe ao seu redor, quantos acessórios e máquinas você consegue ver que exigem o uso da tecnologia?
Aposto que muitos! Alguns deles você até diria que não vive sem.

Bem que os dispositivos e aplicações transformam toda nossa forma de nos comunicar, todos nós sabemos.

Mas como eles impactam as pequenas empresas no nosso país?

As pequenas empresas movem boa parte da economia nacional. Para sermos mais exatos: elas geram 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, de acordo com o SEBRAE. Isso corresponde a um quarto da produção nacional.

Pequenos empreendedores contam com a tecnologia para iniciar e escalar seus negócios.

Desde o uso de computadores até arquivos e sistemas armazenados na nuvem, a tecnologia tem o poder de influenciar o dia-a-dia das empresas.

As formas pelas quais os consumidores encontram, tem acesso e compram os serviços e produtos têm grande influência da tecnologia.

Não só isso, até a maneira pela qual esses produtos chegam até as empresas por meio de seus fornecedores envolve diversos processos tecnológicos.

Da simplicidade ao avanço

A tecnologia não está somente nas grandes complexidades que parecem tão grandes que você pode imaginar que só grandes empresas podem possuir.

Na verdade a tecnologia está desde o sistema de softwares que sua empresa utiliza para cadastros de contratos, controle de mensalidades, agendamentos e acompanhamentos até as mídias sociais com o uso do Marketing Digital nas campanhas das redes sociais.

Seja para marcar presença no mundo digital ou para realmente dominar as diversas técnicas disponíveis, saber um pouco de tecnologia pode salvar seu dia, seu mês, seu ano e suas metas!

Caso você não entenda tanto assim ou não tenha tempo para se dedicar a conhecer novos processos. Contrate excelentes profissionais que fiquem por conta dessa área na sua empresa, com certeza, não haverá arrependimentos.

Contudo é importante que você tenha uma noção de como novos sistemas ou novas formas de utilizar os programas já existentes podem beneficiar sua organização.

A aplicação de serviços de TI- Tecnologia da Informação deve ser bem planejada pelo administrador e os sistemas devem ser de fácil utilização.

Informação é chave principal

Ela traz aos gestores a possibilidade analisar dados, fazer os ajustes e focar no crescimento e profissionalização do seu negócio.

Comunicação e treinamento da equipe

É necessário que a equipe sempre conheça os sistemas e os novos integrantes devem ser orientados sobre o funcionamento de cada ferramenta que é utilizada pela na empresa.

Você sabia que quando sua equipe utiliza sistemas que liberam tempo das rotinas administrativas, ela ganha tempo e pode se dedicar a realizar atividades mais produtivas?

Vantagens da Tecnologia

Muitas vantagens existem em utilizar diversas fontes de tecnologia na sua empresa, como:

  • Armazenamento seguro na nuvem;
  • Acesso a dados em tempo real;
  • Flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • Compartilhamento e colaboração dinâmicas e otimizadas;
  • Treinamento, cursos e reuniões online;
  • Rápida comunicação com os clientes;
  • Interação com o público facilitada.

Tendências para os próximos anos

A revolução está em todo lugar! A contabilidade, o marketing e a comunicação estão em pleno avanço.

“O futuro é mais rápido do que você pensa”. – Peter Diamandis.

Tudo o que vemos está em constante evolução e a inovação é a palavra-chave que não pode ser ignorada se o desejo for sobreviver e se destacar no mercado.

Para sua empresa não perder o fio da meada ou se perder pelo caminho é importante estar de olho naquilo que é tendência para o futuro.

O cenário para as empresas nos próximos anos é de grande aceleração na comunicação com o cliente e facilidade para trabalho entre equipe.

Para ser forte e se tornar escalável sua empresa precisará dedicar-se a aprender a produzir mais vídeos, visto que a previsão é de que 80% do tráfego em 2019 será para busca de conteúdos que estão em vídeo, de acordo com o relatório do indexador VNI (Visual Network Index).

Esse é apenas um aspecto, pense também em chatbots, canais digitais, meios de pagamento digitais, análise de dados e realidade virtual.

Tudo isso já está acontecendo e está para chegar às médias e pequenas empresas.

Basta ficar atendo pois o futuro já chegou!

Qual impacto a tecnologia trará para a sua empresa nos próximos anos? Conta aí pra gente!

Compartilhe nas redes SociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta