536-2

Como definir o público-alvo para os produtos ou serviços de sua empresa

Público-alvo, como identificar o de sua empresa

Uma das bases para o sucesso de qualquer negócio é definir com precisão seu público-alvo. Ou seja, para quem você vai vender. Desse dado dependerão suas estratégias de marketing e seus objetivos, e todas as ações destinadas à venda.

No entanto, nem sempre é fácil distinguir quais são seus clientes-alvo. Além disso, o público-alvo pode sofrer readequações com o tempo. O público-alvo do seu negócio depende, ainda, da aceitação de seus produtos ou serviços por determinados perfis de clientes.

Detalhe o máximo possível

Ao definir seu público-alvo, procure detalhar o máximo possível o nicho ou os nichos aos quais vai atender. Considere o tipo de consumidor que poderá se satisfazer mais com seus produtos ou serviços.

Algumas empresas criam uma ou mais personas, que são personagens fictícios que representam o cliente ideal, com histórias particulares. As ações de marketing passam a ser direcionadas a essas personas. Por exemplo: você tem uma loja virtual de maquiagem e produtos de beleza e delimita sua persona como Maria Claudia, 31 anos, casada, com dois filhos, publicitária, ligada em novidades e no mundo etc. É claro que Maria Claudia não vai ser seu único perfil de cliente, mas é como uma representação de todas as suas clientes mais potenciais.

Pensando em público-alvo, você pode analisar a possibilidade de ampliá-lo ou restringi-lo, com o objetivo de aumentar suas vendas ou mudar o foco do seu negócio visando a ter maior lucro. Será que você não está generalizando demais seu público consumidor? Ou restringindo-o? Quais são suas personas? Quem necessita ou desejaria seus produtos ou serviços? Como convencê-los a comprá-los, falando a linguagem deles?

Conheça seu público-alvo

Pesquise, pesquise e pesquise. De todas as formas possíveis. Vale inclusive checar empresas que atendem aos mesmos públicos que a sua, verificando que estratégias estão utilizando. As redes sociais são ambientes propícios a essas comparações. 

Procure dados sobre seu consumidor por meio de pesquisas. Veja seus hábitos, o que desejam, o que procuram, o que esperam, como se comportam, nenhuma informação é demasiada. Você pode realizar pesquisas de opinião por conta própria através de questionários ou contratar empresas que o façam, de uma forma mais efetiva.

Nas redes sociais, você pode seguir pessoas que identifica com seu público-alvo e observar seu comportamento. Também pode verificar quem acessa seus perfis, por meio de dados métricos de suas visitas. Exisstem ferramentas que verificam dados de quem acessa sites ou redes sociais, como Google Analytycs e as informações de conta empresarial do Instagram e do Facebook.

Portanto, além de ir atrás de quem você acha que se interessa por seus produtos ou serviços, você deve observar quem procura sua empresa. Isso pode levar a um remanejamento do público-alvo, o que refletirá diretamente nos tipos de produtos ou serviços que você oferece.

Fique ligado nas novidades

Hoje em dia, tudo muda muito rápido. É a Era Digital, a Era da Imagem, da Internet e da informação volátil. Por isso, esteja sempre atento às novidades que pode   dispor ao seu público consumidor, ou ficará para trás.

O que meu consumidor anda comprando? O que anda vestindo? Que lugares vem frequentando, que softwares e aplicativos vem utilizando, quais redes sociais, qual seu posicionamento sobre este ou aquele tema em voga etc.

Saiba que o consumidor atual se encontra frequentemente em mudança, e isso reflete em suas compras. A empresa que pretenda ser bem-sucedida precisa acompanhar seu público-alvo e se adaptar.

Enfim, o cliente é a base de todo negócio e o objetivo final é sempre satisfazê-lo, o que produz lucro e agrega valor à empresa. Mantenha-o perto, e saiba mais dele do que ele mesmo, oferecendo o que ele mais almeja.

Compartilhe nas redes SociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta