Nesse segundo artigo falaremos como você deve proceder para receber de seus devedores.
Se você ainda não viu o primeiro artigo você pode acessar >> aqui <<, nesse artigo falamos de como deve ser feito um cadastro de clientes, para que se venda a prazo, no cheque ou no cartão.
Agora vamos falar efetivamente dos clientes que já estão com suas contas vencidas, vamos para as dicas.
Transparência na negociação
Comunicação é tudo, então deixe claro para o cliente, a sua política de cadastro, seu limite de crédito inicial, qual é o valor total cobrado, as formas e os prazos de pagamento (se é a vista ou parcelado) e, principalmente as consequências, caso o seu cliente não pague na data correta.
Nesse caso o que vai acontecer? Ele vai ser multado, vai ter juros? Quanto é esses juros? Vai ser interrompido o serviço? Eles vão ser protestados? Deixe claro o que ocorrerá.
Na vontade de realizar uma venda as pessoas se esquecem desses detalhes, mais o que adianta vender e não receber?
Traga a memória do cliente a sua obrigação
Uma coisa é certa, se você não focar em controlar suas contas a receber elas vão sair do controle.
É preciso um cuidado diário com elas, afinal a máxima da administração de Deming diz: “Aquilo que não é medido, não pode ser controlado e aquilo que não é controlado, não pode ser gerenciado.
A PayCloud oferece a você uma das melhores ferramentas do mercado para você medir e controlar suas contas a pagar, basta apenas o habito diário de conferi-las que você estará no caminho certo para otimizar seus processos e recuperar seus recebíveis.
Após ter esse controle em mãos, a dica é, avise antes de vencer, traga a memória do cliente sua obrigação, não espere chegar a data e mandar direto a conta, claro que nesse caso deve ser mantido o tom amigável, mais vá direto ao ponto.
Uma frase por e-mail ou SMS dois dias antes do vencimento, do tipo: ( “Nome da empresa” Informa: Você possui uma conta com vencimento em “data do vencimento”, você pode realizar o pagamento através do “xxx”. Agradecemos sua opção de ser nosso parceiro. Obrigado), já é mais do que o suficiente para lembrar o cliente, faça isso e não pegue os clientes de surpresa assustando-os. Não deixe eles usarem a objeção de que não se lembrava mais da conta, antecipe-os.
Não complique
Não complique o recebimento, se o cliente quer pagar, evite fazer ele se locomover. Lembrando que os cartões de crédito e débito apesar de ter custo, evita inadimplência.
Se não tem máquina de cartão envia uma solicitação de pagamento por e-mail, tem tantas empresas na internet que oferecem esse tipo de serviço pelo mesmo preço do pagamento por cartão na maquininha.
O passado os condena
Um dos benefícios de se ter um cadastro atualizado é esse, você pode conhecer o passado de seus clientes.
Identifique aqueles que oferecem maior risco de não te pagar. Decidindo fazer a venda assumindo o risco, ofereça condições de pagamento menos flexíveis.
Fique de olho nas estatísticas da sazonalidade de seu mercado
Todo mercado tem períodos em que os seus clientes estão com menos dinheiro e portanto mais propenso a atrasar o pagamento.
Meses como Janeiro e Fevereiro por exemplo para o mercado do varejo, são meses em que os clientes, após gastar nas festas de fim de ano, estão sem dinheiro. Evite oferecer facilidade de crédito nessas épocas.
E lembre-se, para calcular a inadimplência de sua empresa, basta multiplicar os créditos em atraso por 100, e dividir pelo total de vendas a prazo no período:
E não esqueça, inadimplência não são perdas, são contas que ainda não foram recebidas. É preciso separar a inadimplência das perdas, antes de realizar o cálculo. Nesse caso as perdas não podem ser consideradas contas a receber.
Pingback: Blog PayCloud | Cadastro: O 1º Passo Para Se Controlar a Inadimplência